O pilar da Educação
A formação de pessoas como pilar estratégico de qualquer organização
*Por André Abucham, diretor-superintendente da ENGEFORM Engenharia, sócio e conselheiro das demais empresas ENGEFORM
É sempre bom lembrar de momentos da nossa história nos quais nossas boas escolhas fizeram a diferença na vida de uma gama de pessoas do time da ENGEFORM e, naturalmente, no desenvolvimento da própria empresa.
Nos idos de 2012, por exemplo, tivemos a competência de contratar um volume extremamente expressivo de novos negócios que, por consequência, nos demandaram trazer para empresa novos talentos em muitos níveis gerenciais, principalmente jovens estagiários.
Ainda me lembro daquela peneirada que nos trouxe para dinâmicas e entrevistas os seguintes profissionais que ingressaram conosco como estagiários e hoje estão ocupando posições de liderança: Eduardo Rossetti, hoje diretor de Negócios; Felipe Vasconcelos, diretor da Engeform Energia; Daniel Yamasaki, gestor de Negócios; Elaine Fazollo, gerente de Gestão do Conhecimento e Inovação; Eric Futema, gestor de Negócios; Felipe Fazan, gestor de Negócios; Fernando Brandão, gestor de Negócios; Karina Akemi, gestora de Negócios; Marcelo Lopes, gestor de Negócios; Pedro Vale, gestor de Negócios; Raquel Nishi, gestora de Negócios; Karla Lima, supervisora de PMO; Michel Fanelli, supervisor da Controladoria; Rafael Alpire, supervisor de Gestão do Conhecimento e Inovação; Juliana Cardoso, supervisora Jurídica da Engeform Energia; Viviane Meireles, supervisora Comercial da Engeform Energia; Cassio Thiago Lanzillotti, gestor de Operações na Consolare (uma das investidas da Engeform Concessões e Investimentos); e Guilherme Raymundo, gestor de Suprimentos da Consolare.
Obviamente, além desses 18 superprofissionais, há muitos outros que entraram na Engeform em diferentes períodos e seguem escrevendo suas histórias conosco.
Há uma entrevista que sempre me traz um sorriso: a que fiz com nossa gestora Jackeline Honda. Lembro-me de que ela me contou no bate papo que foi educada no Kumon e que uma de suas conquistas como estagiária foi ter conseguido galgar várias posições trabalhando no McDonald’s, onde começou limpando o salão, passando por fritar batatas até chegar a servir no caixa. Essa é a nossa Jacke, que hoje lidera com muita competência diversos negócios da Engeform no setor de mineração, no Norte do Brasil.
Também me recordo do brilho nos olhos com que nosso gestor Pedro Vale chegou à Engeform quando ainda estava no sexto semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mackenzie. Pedro tinha uma sede de conhecimento absurda, além de uma vontade de aprender sem igual. Hoje Pedro lidera centenas de pessoas em um dos melhores e maiores equipamentos de saúde do Rio de Janeiro, quiçá do Brasil.
Também me encanta voltar 30 anos no túnel do tempo para lembrar do sorriso no rosto, da garra, do comprometimento, dos quilos a menos e cabelos a mais com que o Eduardo Rossetti chegou à Engeform, em 1995. Desde então, Eduardo se desenvolveu de forma exponencial na empresa, tendo liderado milhares de pessoas e negócios complexos. Esse é o mesmo Edu que hoje é nosso Diretor de Negócios e grande amigo.
Percebo uma conexão muito forte entre os idos de 2012 e nosso momento atual. Nossas empresas vêm crescendo ano após ano e, por consequência, demandando cada vez mais talentos para estar à frente dos desafios.
Meu querido tio Arnaldo Landi, colaborador número 1 da Engeform, e eu comungamos de uma paixão muito genuína: a paixão pela cultura corporativa. Muitas vezes, nos pegamos divagando sobre qual seria o propósito da Engeform Participações, a mãe de todas as empresas. Enquanto ainda não temos isso 100% claro, definido, escrito e divulgado, temos uma certeza: formar pessoas que transformam o futuro estará no centro dessa estratégia.
Para tanto, em setembro de 2023, tivemos o prazer de lançar a Academia Engeform, cujo objetivo é desenvolver na empresa um ambiente acolhedor, inspirador e colaborativo, visando ao desenvolvimento integral das pessoas, com a riqueza do alinhamento entre a teoria e a prática. Entendemos essa forma de viver no trabalho como um processo capaz de agregar, de forma colaborativa, todo o time, de tal modo que, todos, do mais novo aprendiz ao acionista, estejam comprometidos a trocar experiências de ensino e aprendizagem em equipe para serem agentes de evolução e mudanças.
Aterrissando nos dias de hoje, tenho certeza de que os novos negócios que começam e ser executados por todo Brasil, associados a esse trabalho de formação de pessoas, contribuem não só com o desenvolvimento das empresas da Engeform, mas principalmente com a construção de um futuro melhor.
Pessoas melhores, sem dúvidas, contribuem para um amanhã melhor.
Comments