Live antecipa temas e palestrantes do GEduc 2025
Confira como foi o webinar que apresentou as novidades e atrações do evento
O GEduc 2025, o maior e mais importante congresso de gestão educacional do Brasil, será realizado de 26 a 28 de março no Centro de Exposições Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). Para antecipar as novidades desta edição, como principais atrações do evento, temas que serão debatidos e alguns dos palestrantes, foi realizada a live “Esquenta GEduc 2025”, na última quarta-feira (13/11).
Apresentada por Sonia Simões Colombo, head de Conteúdo do GEduc e CEO da Humus, o webinar contou com a participação de três integrantes do Conselho Consultivo do evento, representando, respectivamente, os comitês de Educação Básica, Educação Superior e Educação Profissional: Fabia Antunes, diretora pedagógica da Escola Lourenço Castanho; Wagner Sanchez, pró-reitor do Centro Universitário FIAP; e Francisco Borges, vice-presidente de regulação do Centro Universitário UniAmérica - Descomplica.
Sonia, que também é presidente do Instituto ELA Educadoras do Brasil, iniciou a live destacando o tema desta edição do GEduc -- “A revolução da educação é hoje! Juntos para inovar e inspirar”. “Essa frase não é apenas um slogan, mas sim um convite para nos unirmos numa grande conexão e inovarmos em termos de práticas organizacionais, acadêmicas e pedagógicas”, disse.
Ela também frisou que o GEduc é o único evento que reúne os três segmentos da educação -- Básica, Profissional e Superior -- buscando uma maior integração entre eles para fortalecer o sistema educacional como um todo. Na sequência, os convidados comentaram sobre os principais temas do evento.
Cultura de dados
Como implementar uma cultura de dados nas instituições será um dos assuntos discutidos no primeiro dia do evento, no Congresso de Educação Básica e Superior. Fabia chamou a atenção para a importância dessas informações não só para a gestão educacional, mas para melhorar a aprendizagem dos estudantes. “Dados de avaliações externas, por exemplo, nos dão pistas para orientar nosso olhar para as habilidades que já foram desenvolvidas pelos estudantes e as que precisam de maior investimento. Também temos visto dados que envolvem aspectos emocionais -- saída da sala de aula, movimentações no recreio etc. Assim, conseguimos fazer uma investigação mais precisa e propor ações para ajudar no desenvolvimento integral dos alunos.”
No Ensino Superior, Wagner acrescentou o potencial da inteligência artificial em sistemas preditivos que indicam a possiblidade de evasão, por exemplo. “Os dados são tudo, mas eles precisam ser processados para nos auxiliarem na tomada de decisões. Temos que usar nossa intuição, mas também a tecnologia na gestão em prol da educação”.
« Daniel Domingos, sócio-diretor de dados, analytics e IA na Cogna Educação, também abordará essa temática na palestra “Gestão e avaliação acadêmica baseada em dados – novas práticas”, no primeiro dia do evento, 26/3.
Educação Básica e competências globais
Ainda no segmento da Educação Básica, outro tema que será discutido é a revitalização dos currículos para a formação de competências globais, com María del Carmen Chude, consultora na área de Ciências da Educação. Segundo Fabia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) precisa ser implementada de forma que o currículo converse com os contextos mundial e local. “O objetivo é garantir que o ensino faça sentido para o mundo atual, evitando um foco excessivo em conteúdos e favorecendo a educação integral”.
Felicidade e sucesso dos alunos
No Fórum de Inovação, que será realizado no segundo dia (27/3) do evento, além das tendências globais e tecnológicas e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, haverá um tema diferenciado: o pró-reitor do Centro Universitário FIAP vai falar sobre “Felicidade e sucesso do aluno: a aliança para o futuro da educação”.
Wagner considera que a felicidade e o sucesso dos estudantes devem nortear as decisões das escolas, mudando o mindset da instituição para focar em um ensino que vá além do conteúdo. “A escola deve inspirar, conectar e dialogar, deixando de lado o modelo analógico e tradicional, em que o professor é o único detentor do conhecimento”, afirmou. “O aprendizado deve ser voltado para o fazer e para o mundo real, com avaliações baseadas em habilidades, e com propósito para que o aluno crie uma conexão afetiva com a escola”.
Nesse cenário, a transformação digital é fundamental para que a instituição dialogue com a realidade do aluno, evitando a evasão e fazendo com que os estudantes vejam sentido no que aprendem.
Inteligência Artificial
Outro importante tema do GEduc 2025 será como melhorar a experiência dos alunos usando a IA generativa. Essa palestra será dada por John Paul Lima, diretor de EaD da FIAP. Wagner explicou que uma instituição pode ter uma IA generativa “própria”, criada a partir de uma IA generativa aberta, em que é possível associar seu servidor e ensinar essa IA de acordo com o que se deseja que ela responda. “Por exemplo, colocar o manual do aluno, o regulamento da instituição, o projeto pedagógico e o plano de desenvolvimento institucional nessa IA”, detalhou. “A partir disso, qualquer tipo de pergunta que se faça para essa IA, ela vai buscar a resposta nesses dados e não na internet com um todo ou em outros bancos”. Assim, elimina-se o risco de a ferramenta trazer algum tipo de resposta incorreta ou em desacordo com os princípios e diretrizes da instituição.
« Ainda no Fórum EdTech, outro destaque é a palestra “Como a IA impacta a formação e o desenvolvimento do pensamento crítico”, com Alexandre Sayad, consultor em educação midiática para a Unesco em Paris e Montevidéu.
Educação profissional e superior
Esta edição do evento será a primeira com foco específico em Educação Profissional. Francisco Borges, que será o presidente da sessão, ressaltou que a Educação Profissional nunca foi vista como protagonista no Brasil, apesar de investimentos como o Pronatec. “Ela nunca foi considerada como opção para as famílias, por ser mais voltada ao mundo do trabalho e não à possiblidade da ciência [dos bacharelados] no Ensino Superior.”
Ele lembrou, no entanto, das discussões acerca da reforma do Novo Ensino Médio, com o objetivo de evitar o grande número de alunos das escolas públicas que evadem nessa etapa do ensino. “Muitos não enxergam o porquê de estarem aí. A Educação Profissional é uma educação contextualizada, que vai fazer sentido e possibilitar que o aluno continue estudando”.
Nesse fórum também serão discutidos a verticalização do currículo e o aproveitamento de estudos, o que permite evidenciar uma continuidade na formação entre o Ensino Técnico e o Superior. “Alunos que fazem cursos técnicos, como o de Desenvolvimento de Sistemas, poderiam ter um aproveitamento quase total dos conteúdos de programação no curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, exemplificou Francisco.
“Esse tipo de integração facilita a transição para o Ensino Superior e cria oportunidades para projetos integrados com empresas, reforçando a conexão entre o conteúdo acadêmico e o mundo do trabalho”, salientou o vice-presidente de regulação do Centro Universitário UniAmérica - Descomplica.
Outro assunto desse fórum será “como certificar experiências profissionais de qualificação”, com Gustavo Aguilar Lopes, head de pós-graduação na faculdade XP. “Quando falamos de certificações profissionais ou da aprendizagem a partir de cursos livres, isso tem muito valor na formação do profissional, principalmente na área de tecnologia da informação”, afirmou Francisco. Ele aponta para um debate muito importante nessa área: quanto o mercado precisa do Ensino Superior e o quanto ele demanda essas certificações. “Nós sabemos que as coisas se complementam para a formação ampla do indivíduo no mundo do trabalho”.
« O Fórum da Educação Profissional contará também com a participação de Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação (MEC). Ele falará sobre “Desafios da educação profissional: como preparar para a instabilidade e incerteza”.
Educação especial e inclusiva
O Fórum da Educação Especial e Inclusiva, outra novidade do GEduc 2025, acontecerá no terceiro dia do evento (28/3) e vai contar com a presença de Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP). Ela vai falar sobre “As legislações em vigor – quais são as reais obrigações das instituições educacionais”.
Rosangela Jacob, orientadora educacional na Escola Lourenço Castanho, apresentará o painel “O diagnóstico e o laudo - dificuldades e soluções no contexto escolar”. “Atualmente, as escolas têm recebido um número excessivo de crianças com uma diversidade de laudos, além de famílias e especialistas fazendo indicações”, observou Fabia. “Mas são os educadores que estão no dia a dia com essas crianças. E, a partir do que ela apresenta e o currículo que deve ser trabalhado, é desenhado o que é mais apropriado para ela, considerando as habilidades que devem ser desenvolvidas para que possa viver com autonomia”.
Fabia alertou ainda que as adaptações devem ser feitas para incluir e não para excluir a criança da turma. “É importante evitar que o excesso de recomendações acabe isolando o aluno, em vez de incluí-lo”.
Por fim, Sonia destacou que, além das conferências e possibilidades de networking, haverá 80 empresas expositoras, possibilitando que os gestores conheçam novas soluções, recursos e produtos, e o GEduc Experience, que vai proporcionar atividades práticas aos participantes. “É inspiração e instrumentação para efetivamente colocar os aprendizados em prática”, finalizou.
Confira outros destaques do GEduc 2025: · SIlvio Meira, fundador e cientista-chefe da tds.company, vai ministrar a palestra “A (re)evolução digital da educação e as estratégias das incertezas”. · Vidal Martins, vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PR), falará sobre “Novos modelos pedagógicos para o futuro da educação”. · Eberson Terra, executivo na área da Educação e um dos Top Voices do LinkedIn mais lidos no Brasil, vai expor sobre “Protegendo sua instituição de lideranças tóxicas”. · Janine Rodrigues, educadora, escritora e psicanalista, uma das líderes mais influentes na temática da diversidade, vai tratar de “Construindo pontes: o papel da educação antirracista na gestão de pessoas”. |
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