top of page

Educação e Informação

Leitura - Sem hábito não há leitor, sem desejo não há hábito

Uma das coisas mais prazerosas da vida é o exercício da liberdade de escolha. E na educação não é diferente. Engana-se quem acha que os estudantes estão aptos somente a executar ações. Este formato de educação é frio, pouco participativo e pouco efetivo e causa um dano enorme: o distanciamento entre o interesse e o fazer.


Leitores, em geral, são leitores porque tiveram exemplos. Que tiveram, de alguma maneira, os livros presentes em suas vidas de uma maneira significativa: bibliotecas, salas de leitura…E que participaram do processo de escolha de suas leituras.


Vou a muitas escolas e na maioria ainda vejo que a proposta de leitura pouco considera o querer dos estudantes. E podem me perguntar: Mas se for só por querer eles não vão ler nunca.


Não sim. É um trabalho demorado e demanda investimento de tempo e afeto. Não se desenvolve um hábito em poucos dias. Mas quero contribuir com ações práticas que podem ajudar muito no incentivo à leitura. A leitura que está relacionada ao encantamento de ler e não aquela que vem para simplesmente cumprir uma demanda curricular.





- Leia. Se você deseja que seu estudante reconheça a importância e o prazer da leitura, leia. Por mais coisas lindas que você fale sobre a leitura, se você nunca lê nada, seus exemplos serão ilegítimos e todos ao seu redor irão perceber isso.


- Não compare a quantidade e o ritmo de leitura entre pessoas diferentes. Elas são diferentes. Um estudante pode ler um livro e ter nesta leitura uma percepção de mundo muito maior que uma pessoa que leu 3 livros num mesmo período. Conheço ( e acho que vocês também) estudantes que leem um livro todinho para fazer uma prova. Fazem a prova. Tiram nota boa e, um mês depois, se você pedir a ele para comentar algo sobre a história, ele não formula uma frase.


- Processo de escolha participativo: criança e adolescente tem querer sim. Eles nem sempre tem capacidade de decidir tudo, pela idade, falta de experiência etc. Mas isso não pode ser usado para tudo. Todas as pessoas, independente da idade, devem ter sua individualidade respeitada. Imagine fazer uma atividade e deixar que eles escolham o livro a ser lido. Fazer uma prova de geografia com base no livro de literatura que estão lendo? Vai renovar o acervo de livros da biblioteca? Que tal escolher alguns estudantes, de diferentes idades, etnias, para participar da seleção dos livros?


- Projetos baseados na leitura: Muitas leituras indicadas na escola podem dar origem a projetos e ações em diversas matérias/núcleos de aprendizado. Percebemos em nossos projetos, por exemplo, que os estudantes se interessam mais quando as atividades se correlacionam e sempre recomendamos aos coordenadores e professores que façam esta correlação entre todo o conteúdo que está sendo trabalhado naquele semestre/ano. Independente da idade, nós temos mais facilidade de compreensão e melhor aproveitamento dos aprendizados quando as diversas áreas/conteúdos conversam entre si.


- Tenha afeto. Pode parecer só poético, mas, além disso, nós, seres humanos, temos uma necessidade enorme de dar e receber afeto. Nenhum projeto, por mais maravilhoso que seja do ponto de vista do conteúdo/da proposta, fará sentido se o mediador for indiferente ao grupo com o qual está fazendo a atividade. Ninguém aprende da mesma maneira. Perceba mais ouvindo do que falando. Os estudantes falam sobre eles mesmos quando falam de algum personagem literário. Ouça mais. Esteja atento.

 

 

Janine Rodrigues é escritora, educadora e psicanalista. Diretora fundadora da Piraporiando Editora e do Instituto Piraporiando, que trabalha em prol da educação para as relações étnico-raciais. Ela vai falar sobre “Construindo pontes: o papel da educação antirracista na gestão de pessoas” no GEduc 2025.


O GEduc é o maior e principal Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS Educação, o evento reunirá mais de 70 palestrantes e 800 congressistas. Serão três dias - 26 a 28/03 - de imersão ao redor do tema central “A revolução da educação é hoje! Juntos para inovar e inspirar”. Garanta sua vaga: www.geducoficial.com.br


2 visualizações0 comentário

Comments


categorias
Categorias
Contato
logho.png
Telefone:
(11) 5535-1397
Endereço:
R. Barão do Triunfo 550 - Cj. 35 - Brooklin São Paulo - SP
CEP:
04602-002
WhatsApp:
(11) 96855-0247
bottom of page