Fóruns da Educação Profissional e da Educação Especial e Inclusiva integram a programação do GEduc 2025
Temáticas vão tratar da preparação para o mercado de trabalho e da importância da equidade no acesso à educação
Maior e mais importante congresso de gestão educacional do Brasil, o GEduc 2025 acontece de 26 a 28 de março, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). Durante o evento, os participantes terão acesso a uma programação rica em painéis, palestras e mesas-redondas e poderão trocar experiências com educadores, gestores e especialistas do setor educacional.
Nesta edição, duas novas trilhas -- Educação Profissional e Educação Especial e Inclusiva -- vão compor a programação, juntando-se aos seis eixos já existentes. Em seu conjunto, elas contemplam as áreas mais relevantes da gestão educacional, propiciando discussões estratégicas para atender às demandas e necessidades dos educadores e líderes educacionais.
“Cada uma dessas trilhas contribui para capacitar os gestores em aspectos específicos, oferecendo conhecimentos e ferramentas que podem ser aplicados de maneira prática nas instituições”, afirma Sonia Simões Colombo, CEO da Humus e head de conteúdo do GEduc. “Essa abordagem diversificada permite que o GEduc ofereça uma experiência completa e personalizada, preparando os participantes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor educacional no contexto atual”.
As 8 trilhas do GEduc 2025
Confira quais são essas oito áreas, o que elas vão abordar e alguns dos palestrantes já confirmados (no total, serão mais de 80):
Congresso Básico e SuperiorCom foco nas necessidades e nos desafios específicos da educação básica e superior, a proposta é trazer discussões sobre currículos e ações que impactam diretamente o aprendizado. “É uma oportunidade para gestores entenderem como alinhar a educação em todos os níveis, promovendo uma trajetória educacional mais coesa e eficaz para os estudantes e preparando-os para o futuro”, diz Sonia.
Alguns palestrantes:
· Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company, professor extraordinário da Cesar.school, professor emérito da UFPE e um dos fundadores do Porto Digital;
· Marcos Raggazzi, diretor executivo das unidades escolares do Bernoulli Educação;
· María del Carmen Chude, consultora na área de Ciências da Educação, com foco em inovação educacional & educação ao longo da vida;
· Daniel Domingos, diretor de dados, analytics e IA da Cogna;
· Samira Fortunato, pró-reitora acadêmica do Centro Universitário UniFECAF.
Fórum de Inovação AcadêmicaCentrado em práticas atuais e o que está por vir, esse fórum vai explorar maneiras de transformar o ensino, tornando-o mais dinâmico, interativo e alinhado às competências do século XXI. Gestores serão incentivados a experimentar e implementar práticas inovadoras que engajam os alunos e melhoram os resultados educacionais.
Alguns palestrantes:
· Bruno Macedo Machado, VP de transformação digital na Ânima Educação;
· Vidal Martins, vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Fórum de Gestão de PessoasA ideia é oferecer insights sobre desenvolvimento de equipes, liderança e práticas para promover o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. É essencial para gestores que buscam criar ambientes de trabalho saudáveis e motivadores, garantindo o engajamento e a retenção dos melhores talentos. “Em um setor onde o capital humano é central, a gestão de pessoas ganha ainda mais relevância”, aponta a head de conteúdo do GEduc.
Alguns palestrantes:
· Janine Rodrigues, especialista em diversidade e letramento;
· Pedro Shiozawa, cofundador e cientista-chefe da Great People Mental Health.
Fórum de Líderes EducacionaisOs participantes vão discutir as competências e características de uma liderança eficaz no contexto educacional. O fórum vai abordar temas sobre como proteger a instituição de lideranças tóxicas, ESG para alavancar a sustentabilidade e excelência acadêmica.
Alguns palestrantes:
· Eberson Terra, um dos top voices do LinkedIn mais lidos no Brasil;
· Paulo Renato Foletto, pró-reitor administrativo do Unilasalle/Lucas.
Fórum EdtechEssa trilha vai tratar das últimas tendências e soluções em edtechs. Os gestores poderão conhecer novas ferramentas e plataformas que potencializam o aprendizado, melhoram a gestão institucional e facilitam o acompanhamento do desempenho dos estudantes. Segundo Sonia, “a tecnologia educacional está transformando o ensino e a aprendizagem, o que torna essa trilha indispensável para aqueles que desejam entender e aplicar as melhores práticas tecnológicas em suas instituições”.
Alguns palestrantes:
· João Talles Dantas Batista, diretor de TI e head de GenAI na Ânima Educação;
· John Paul Lima, diretor de EaD da FIAP.
Fórum da Educação ProfissionalCom a crescente demanda por formação técnica e profissional, esse fórum vai abordar as especificidades e os desafios da educação profissionalizante. “Os gestores poderão explorar currículos voltados para a empregabilidade, parcerias com o setor empresarial e práticas que aproximam a educação profissional do mercado de trabalho, garantindo uma formação alinhada às necessidades da economia atual”, indica a CEO da Humus.
Alguns palestrantes:
· Marcelo Bregagnoli, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica no MEC;
· Maria Odete Perrone, diretora pedagógica das Escolas Germinare BUSINESS, VET e TECH, do Instituto J&F.
Fórum da Educação Especial e InclusivaEsse fórum vai debater estratégias para tornar as instituições mais acessíveis e acolhedoras, atendendo às necessidades de todos os alunos. “Vai ser um espaço para refletir sobre políticas de inclusão, tecnologias assistivas e práticas pedagógicas que promovem a equidade, garantindo que todos os estudantes possam aprender e prosperar”, destaca Sonia.
Alguns palestrantes:
· Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep);
· Ricardo Cassab, diretor do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo.
Jornada de Marketing e GrowthEm um contexto em que a competição no setor educacional exige estratégias eficazes de marketing e crescimento, essa trilha oferece ferramentas e técnicas para melhorar a captação, a retenção de alunos e a presença digital das instituições. Os participantes vão aprender a comunicar o valor de suas organizações, fortalecendo a sua marca e ampliando seu alcance.
Alguns palestrantes:
· Daniel Aguardo, diretor de marketing da Fundação Dom Cabral;
· Diego Ramalho e Juliana Miranda, CEOs da Mira Comunicação;
· Cristina Pastore, diretora de marketing da PUCPR.
Comments