Formação de professores deve ser um processo contínuo e permanente
Docentes precisam estar dispostos a aprender ao longo da vida e abertos a novas ideias, tecnologias e formas de ensinar
A formação, o desenvolvimento e a avaliação de professores são pilares para a qualidade da educação em qualquer nível. Na educação profissional, essa temática ganha ainda mais relevância, pois os docentes precisam estar constantemente atualizados com as demandas do mercado de trabalho e as novas tecnologias.
Segundo Denis Cleuder, coordenador de projetos no Centro Paula Souza, do governo do Estado de São Paulo, um corpo docente bem preparado é capaz de formar profissionais mais competentes e alinhados com as necessidades do setor produtivo. “E inovar também nas práticas pedagógicas, tornando o aprendizado mais engajado e significativo, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país”, completa.
Como as instituições podem investir na formação
Denis diz que as instituições de ensino podem investir na formação e avaliação de seus educadores de diversas formas. Uma delas é por meio da criação de programas de educação continuada, oferecendo cursos, workshops, seminários e outras atividades que atendam às necessidades específicas de cada professor e da instituição.
As instituições também devem incentivar a participação em eventos e cursos externos, patrocinando a participação dos professores em congressos, simpósios e outros eventos que promovam a atualização de seus conhecimentos.
Outra forma é por meio da implementação de sistemas de avaliação formativa, que utilizam instrumentos de avaliação para identificar as necessidades de cada professor, oferecer feedback individualizado e oportunidades de crescimento.
“Também é válido criar espaços de troca de experiências e investir em infraestrutura", aponta. “Esses espaços são importantes para promover encontros, grupos de estudo e outras atividades que possibilitem aos professores compartilhar suas vivências e aprender uns com os outros. Já o investimento em infraestrutura oferece aos docentes acesso a recursos tecnológicos, bibliotecas atualizadas e outros materiais que facilitam o seu trabalho.”
Principais desafios e como superá-los
Nesse processo, as instituições de ensino podem encontrar algumas dificuldades no caminho. O coordenador elenca algumas e mostra como contorná-las:
· Falta de tempo. Os educadores muitas vezes têm uma carga de trabalho excessiva, o que dificulta a participação em atividades de formação. “Para superar essa dificuldade, é importante que as instituições ofereçam horários flexíveis e incentivem a participação dos docentes em atividades de formação”, sugere.
· Falta de recursos. A formação e a avaliação de professores podem ser caras, o que dificulta o investimento por parte das instituições. “Buscar parcerias com outras organizações e utilizar recursos tecnológicos para reduzir os custos da formação podem ser algumas das saídas”, destaca.
· Resistência à mudança. Alguns educadores podem resistir à participação em atividades de formação ou à adoção de novas práticas pedagógicas. “As instituições devem criar um ambiente de confiança e incentivar a experimentação e a inovação”, ressalta Denis.
Para Denis, é importante entender a formação de professores como um processo contínuo e permanente. “Acredito que a educação não se resume a um diploma ou certificado, mas sim a um compromisso com o aprendizado ao longo da vida. Os docentes precisam estar sempre abertos a novas ideias, novas tecnologias e novas formas de ensinar”, conclui.

Denis Cleuder vai falar sobre “Formação, desenvolvimento e avaliação de professores” no GEduc 2025.
Confira seu recado aos participantes:
“Aos educadores, digo: invistam em sua formação, busquem sempre se atualizar e aprimorar suas práticas pedagógicas. Aos gestores escolares, digo: criem um ambiente de trabalho que valorize a formação e o desenvolvimento dos professores, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento. Lembrem-se de que um corpo docente bem preparado é o maior patrimônio de uma instituição de ensino.
Na minha palestra, vou abordar a importância de um ciclo contínuo de formação, desenvolvimento e avaliação para o corpo docente, especialmente no contexto da educação profissional. Apresentarei o case de sucesso do programa de educação continuada do Centro Paula Souza, detalhando como a instituição implementou um modelo que integra formação inicial sólida, desenvolvimento contínuo e avaliação formativa e diagnóstica.”
O GEduc é o maior e principal Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS Educação, o evento reunirá mais de 70 palestrantes e 800 congressistas. Serão três dias - 26 a 28/03 - de imersão ao redor do tema central “A revolução da educação é hoje! Juntos para inovar e inspirar”. Garanta sua vaga: www.geducoficial.com.br