Consultoria em Gestão Acadêmica | HUMUS
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Âncora 1

AUDITORIA ACADÊMICA INSTITUCIONAL E DE CURSOS

Análise detalhada da situação da IES e dos seus cursos, em relação à legislação atual (Diretrizes Curriculares Nacionais) e aos novos instrumentos de avaliação do MEC.

São analisados o Estatuto ou Regimento, o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico Institucional, os Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Plano de Carreira e o Perfil dos Gestores e do Corpo Docente dos Cursos.

Poderá ser realizado também um amplo levantamento das seguintes variáveis (referente aos últimos cinco anos): número de ingressantes e egressos, número de candidatos em processos seletivos, relação candidato/vaga, transferências – internas e externas, evasão, inadimplência, desistência, IGC e CPC, resultados do ENADE etc.

É possível também simular uma avaliação in loco e emitir um relatório síntese acusando os pontos fortes e fracos da instituição.

Resultados para a instituição:

  • Obtenção de um relatório com propostas para o aperfeiçoamento da instituição com os eventuais ajustes necessários na área acadêmica e em seus cursos;

  • São propostas ações para corrigir as variáveis que se encontram fora do padrão admissível.

REFORMULAÇÃO/ELABORAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS

Âncora 2

Reformulação ou elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) ou pós-graduação lato sensu, considerando o diagnóstico realizado previamente, a legislação atual e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Serão aperfeiçoados os projetos pedagógicos dos cursos, as suas matrizes curriculares, a distribuição da carga horária total nos componentes curriculares, as atividades complementares, o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão do curso.

Em muitos casos, caso haja interesse da instituição, as matrizes curriculares são revistas/reformuladas visando atender a requisitos de carga horária mínima para integralização, uso de até 20% da carga horária (CH) para atividades acadêmicas não-presenciais e de até 20% da CH para estágios e atividades complementares.

Resultados para a instituição:

  • Atualização dos projetos pedagógicos dos cursos e de suas respectivas matrizes curriculares, com o ajuste de todos os cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais;

  • Adequação da documentação acadêmica da instituição tendo em vista um melhor desempenho nas avaliações realizadas pelo INEP/MEC;

  • Orientação aos gestores acadêmicos em todas as etapas de implementação dos novos Projetos Pedagógicos e a conseqüente redução dos custos acadêmicos;

  • Otimização da carga horária dos cursos, com possibilidades de redução de custos.

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO, CPA E PROCEDIMENTOS LEGAIS JUNTO AO INEP/MEC

Âncora 3

Orientação da Comissão Própria de Avaliação e dos gestores quanto aos procedimentos de avaliação institucional e de cursos do INEP/MEC.

A consultoria mantém seu cliente atualizado em questões referentes a legislação educacional do ensino superior.

Resultados para a instituição:

  • Capacitação dos membros da CPA e seus gestores;

  • Qualificação dos seus dirigentes nos processos de auto-avaliação e de avaliação externa e do preenchimento das informações nos sistemas e-MEC e INEP;

  • Equipe preparada para recebimento das Comissões de Avaliação do INEP/MEC e ao atendimento das diligências nos processos de avaliação;

  • A instituição recebe todo o amparo referente a questões ligadas à legislação do ensino superior: formas de atendimento à diligências, atendimento a dúvidas em relação a interpretação de Portarias, Resoluções, Pareceres e Ofícios do Ministério da Educação e seus órgãos.

REFORMULAÇÃO/ELABORAÇÃO DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Âncora 4

Reformulação ou elaboração dos principais documentos institucionais (PDI, PPI, Regimento/Estatuto, Regulamentos) com vistas ao processo de avaliação institucional do INEP/MEC.

Resultados para a instituição:

  • Terá o PPI, PDI, Regimento/Estatuto, ajustados aos padrões legais, bem como a ordenação da documentação acadêmica da instituição tendo em vista um melhor desempenho nas avaliações do INEP/MEC;

  • Além dos documentos acima citados, a instituição poderá receber, revisados ou elaborados, seus Regulamentos Institucionais a saber: iniciação científica, TCC, Atividades Complementares, Monitoria, Extensão, Núcleo Docente Estruturante etc.

PROCESSOS DE CREDENCIAMENTO/RECREDENCIAMENTO DE IES PARA A MODALIDADE PRESENCIAL E PARA EAD

Âncora 5

Elaboração e/ou assessoria do projeto de credenciamento/recredenciamento de IES conforme as exigências legais.

Resultados para a instituição:

  • Total orientação referente ao processo junto ao Ministério da Educação (protocolo de abertura do processo junto ao E-MEC, elaboração de PPI, PDI, Ordenamentos Institucionais, PPC do(s) primeiro(s) curso(s), formulário eletrônico);

  •  Orientação em qualquer eventual diligência do processo;

  •  No caso de recredenciamento, a instituição recebe a orientação (capacitação) para realizar todas as etapas do processo de recredenciamento: revisão/reformulação da documentação institucional (documentação acadêmica, fiscal e parafiscal), orientação no preenchimento de formulários eletrônicos, orientação/capacitação/acompanhamento para momentos de visita in loco de comissões de avaliação;

  •  No caso de credenciamento para EaD, a IES também é orientada quanto a escolha da plataforma educacional a ser usada, infraestrutura dos pólos presenciais, corpo docente (tutoria) e material didático-pedagógico.

PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO/RECONHECIMENTO/RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (BACHARELADOS, LICENCIATURAS E TECNOLÓGICOS)

Âncora 6

Elaboração e/ou assessoria nos momentos de autorização/reconhecimento/renovação de reconhecimento de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) conforme as exigências legais.

Resultados para a instituição:

  • Total orientação referente aos procedimentos para atender ao processo de autorização/reconhecimento/renovação de reconhecimento de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos);

  • Na autorização o projeto pedagógico do curso pleiteado poderá ser elaborado pela consultoria e/ou pode haver apenas orientação no procedimento junto ao MEC (abertura do protocolo/processo, preenchimento de formulário eletrônico, treinamento/capacitação para receber comissão de avaliação, orientações quanto a infraestrutura mínima para iniciar o curso);

  • No caso de reconhecimento ou renovação de reconhecimento de curso, a IES poderá ter o projeto pedagógico do curso analisado pela consultoria, receberá orientações referentes aos trâmites do processo junto ao MEC, orientações referentes a ajustes em infraestrutura e corpo docente e demais documentos relacionados ao curso (regulamentos de TCC, Atividades Complementares, Iniciação Científica etc).

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