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15 de maio, das 14h00 às 18h00

 

MÓDULO I

GESTÃO DE CUSTOS, INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA PARA TOMADA DE DECISÃO, GERENCIAMENTO E CONTROLE

Âncora 1

Objetivos:

O módulo de Gestão de Custos tem o objetivo de suscitar discussões e despertar sobre a importância deste tema, bem como propiciar noções claras e objetivas para o desenvolvimento de ferramentas no dia a dia da gestão da instituição, possibilitando que você possa tomar as decisões com maior segurança, com respaldo em conceitos e metodologias apropriadas.

Conteúdo Programático:

 

GESTÃO DE CUSTOS

  • Conceitos e Terminologia

  • Abordagens de Custeio

  • Custeio Variável e por Absorção

 

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

  • Departamentalização – a classificação dos centros de custos: produtivos, auxiliares e administrativos

  • Composição e formatos de apropriação dos custos

  • Métodos e critérios de rateio

  • Distribuição e cálculo dos custos totais e unitários dos serviços

  • Controle e Gerenciamento

 

CUSTEIO VARIÁVEL, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E CUSTOS PARA DECISÃO

  • Ponto de equilíbrio

  • Margem de contribuição

  • Indicadores de resultado – Avaliação do “mix” de produtos, serviços e clientes

 

CÁLCULO PARA A FORMAÇÃO DE PREÇO

  • Ocupação adequada

  • Escolas diferentes X Preços diferentes

  • Entendendo o preço e o valor

  • Ocupação adequada

  • Mark-up e cálculo do preço

Docente:

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Robson Luis do Espirito Santo

Consultor associado da HUMUS. Sócio Diretor da XHL Educacional. Administrador de Empresas. Especialista em Gestão Financeira e Gestão Estratégica de Custos para prestadores de serviço. Professor de Custos no Curso de Pós-Graduação de Hotelaria Hospitalar do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (Albert Einstein). Responsável por inúmeras implantações de Gestões de Custos na área de prestação de serviço e instituições de ensino de grande porte.

16 de maio, das 14h00 às 18h15

 

MÓDULO II

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Objetivos:

O orçamento é mais do que apenas números; é uma bússola que guia a gestão em direção ao sucesso. Neste módulo, vamos explorar os principais conceitos financeiros e econômicos, desde a receita até o fluxo de caixa, capacitando você a tomar decisões estratégicas e eficazes para otimizar o uso dos recursos físicos e humanos, através da análise de indicadores-chave de desempenho.

Conteúdo Programático:

 

DESVENDANDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E SUCESSO FINANCEIRO

  • Financeiro, econômico, regime de caixa e competência

  • Receita, despesa, custo, lucro, balanço patrimonial (BP)

  • Demonstração de resultado do exercício (DRE), fluxo de caixa e indicadores

PREPARAÇÃO PARA ELABORAÇÃO

  • Sistema informacional da organização e orçamento

  • Contabilidade Fiscal x Contabilidade Gerencial

  • Conceitos gerais do orçamento (centro de custos e rateio)

 

ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO

  • Receita

  • Folha de pagamento

  • Gastos (custos e despesas)

  • Investimento

  • Passivo

 

ANÁLISE DE INDICADORES (KPI)

  • Cálculo de ponto de equilíbrio (PE), margem de contribuição (MC), entre outros

 

ORÇAMENTO DE FLUXO DE CAIXA

  • Transformando o orçamento por competência em caixa

  • Controle e acompanhamento de fluxo de caixa

 

PAPEL DA CONTROLADORIA E O ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO

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Fernando Souza

CO-Founder das Edtech´s PLANEDU e JURISTTA. Consultor em Gestão de Instituições de Ensino.

Docente:

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Âncora 2

 MÓDULO III

REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA

Objetivos:

Neste módulo vamos demonstrar a importância de ter uma cobrança atuante, utilizando os meios tecnológicos disponíveis, no sentido de reduzir a inadimplência e fidelizar os alunos e/ou responsáveis por meio de um processo de comunicação constante.

Conteúdo Programático:

 

Na era do ChatGPT, como reduzir a inadimplência por meio de ações apoiadas por uma cultura atualizada

  • A importância de um Setor de Gestão de Inadimplência em sua IES

  • Planejamento semanal das atividades de cobrança e estratégias de cobrança (PDCA)

  • Estabelecer a régua de cobrança (CRM)

  • “É ilícito cobrar dívida prescrita”, decisão do STJ de 17/10/2023. O que fazer para evitar a prescrição?

  • Negativar ou protestar – Interrupção da prescrição? Qual a sua cultura!!!

  • Embasamento jurídico para:

    • Cobrança de multa

    • Cobrança de juros

    • Pagamento de honorários pelo alunado

    • Sua cultura organizacional permite a execução dessas ações?

Docente:

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Argemiro Severiano da Silva

Especialista em Gestão da Retenção/Permanência de Alunos e Gestão de Inadimplência. Diretor Administrativo Financeiro no Centro Universitário Paraíso, Juazeiro do Norte, CE. Autor do livro “Evitando a Evasão: Estratégias de Retenção e Permanência.” Mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas; Especialização em Direito Tributário; Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Bacharel em Língua e Literatura Inglesa, licenciatura em Língua e Literatura Inglesa pelo PUC-Pontifícia Universidade Católica; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Unicesumar.

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Âncora 3

 RODA DE CONVERSA:

Práticas para evitar e reduzir a inadimplência

Docentes:

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Caio Raya

CEO do Grupo Cobrafix e VP de Negócios na Somos Young. Administrador de empresa pela UDF. 27 anos atuando com cobrança educacional.

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Mauricio Della Gatta

Diretor de Seguro Educacional na MDS/QH - Consultoria de Seguro Proteção Financeira Educacional. Formado em ADM pela Anhembi Morumbi, há 24 anos no mercado, mais de 500mil alunos segurados e mais de 40mil indenizados.

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Yngrid Faval

Formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Direito Educacional. Advogada associada do escritório Mota e Silva, Mignoni. Advogada da VOZ há mais de 05 anos. Advogada de instituições de ensino em todo o Brasil.

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Celio Müller       

Advogado e consultor jurídico especializado em direito educacional, sócio do escritório Müller Martin Advogados, autor do livro "Guia Jurídico do Mantenedor Educacional", ministrou aulas nos cursos de Pós-Graduação em Direito e Gestão Educacional do IICS e Sieeesp. Membro do Colégio de Advogados da FENEP. É assessor jurídico de diversas instituições educacionais em todo o país.

Âncora 4

 INVESTIMENTO

Âncora 5

R$ 650,00 por pessoa

INSCRIÇÃO

Âncora 6
1. Efetue o pagamento no valor correspondente à opção desejada em favor de Humus Consultoria, nos Bancos:
Banco Itaú  (Agência 0745 - Conta Corrente 32696-7)
Banco Bradesco (Agência 2272-1 - Conta Corrente 14672-2)
CNPJ: 73.732.539/0001-09
2. Após, favor enviar comprovante de depósito para o e-mail , identificando o(s) nomes(s) do(s) inscrito(s) e o da instituição.
Atenção
- A inscrição somente será efetivada após o pagamento e envio do comprovante.
- Somente serão aceitas substituições com até 3 dias úteis antes da data de realização do evento. Em caso de desistência, será efetuada a devolução de 70% (setenta por cento) da taxa de inscrição, mediante o envio de solicitação por escrito até 5 dias úteis antes da realização do evento. A devolução desse valor será efetuada em 5 dias úteis após a realização do evento. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de no show.
- A programação científica está sujeita a eventuais alterações.  Contamos com a sua compreensão.
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