BLOCO AGOSTO
MÓDULOS V ao XI
14 a 16 de agosto
BLOCO SETEMBRO
MÓDULOS XII ao XVI
25 a 27 de setembro
MÓDULOS I ao IV
17 a 19 de junho
17 de junho (segunda-feira)
Das 8h30 às 17h30, na sede da HUMUS
-
MÓDULO I – MERCADO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO – CENÁRIOS PARA 2024 e 2025
-
Desafios atuais no setor da educação no Brasil
-
Mario Ghio
É membro do Conselho de Administração da Vasta Somos, Presidente da Abraspe e da Fundação Pitágoras. Também é conselheiro de várias organizações não governamentais (ONGs). Foi CEO da Abril Educação, Diretor Acadêmico da Kroton e da Estácio (YDUQS), Diretor de plataformas educacionais do Grupo Santillana, entre outros cargos no setor educacional. Iniciou a carreira lecionando Química no Anglo Vestibulares. Tem como formação a Engenharia Química pela USP, MBA pelo INSPER e pós-graduação pelo MIT.
-
MÓDULO II – GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
-
O papel da gestão do ensino e da aprendizagem nos cenários educacionais
-
Desenvolvimento e Design de Currículo
-
Estratégias e Metodologias Pedagógicas (Neurodiversidade)
-
Avaliação e Feedback Discente
-
Ações para implementação das estratégias aprendidas
-
Rodrigo Teixeira Conceição
Consultor associado da HUMUS. Profissional com mais de 20 anos de experiência no cenário educacional, atuou como gestor pedagógico em renomadas instituições de ensino como por exemplo Colégio Santo Américo e o Colégio Nossa Senhora do Rosário. Graduado em Educação Física, licenciado em pedagogia, possui especializações em School Management & Leadership pela Harvard Graduate School of Education, Universidade de São Paulo e cursa Pós-graduação em Administração de empresas na FGV. Além de diretor, atua como palestrante e é escritor de artigos na área de gestão escolar e liderança.
Dia 18 de junho (terça-feira)
Das 8h30 às 17h30, na sede da HUMUS
-
MÓDULO III – O NOVO ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
-
Estrutura e organização do ensino médio no Brasil
-
Referencial Curricular e Políticas Educacionais
-
Desafios e Oportunidades no Ensino Médio Brasileiro
-
Abordagens Pedagógicas e Métodos de Ensino
-
Sistemas de Engajamento e Suporte ao Aluno
-
Rodrigo Teixeira Conceição
Consultor associado da HUMUS. Profissional com mais de 20 anos de experiência no cenário educacional, atuou como gestor pedagógico em renomadas instituições de ensino como por exemplo Colégio Santo Américo e o Colégio Nossa Senhora do Rosário. Graduado em Educação Física, licenciado em pedagogia, possui especializações em School Management & Leadership pela Harvard Graduate School of Education, Universidade de São Paulo e cursa Pós-graduação em Administração de empresas na FGV. Além de diretor, atua como palestrante e é escritor de artigos na área de gestão escolar e liderança.
-
MÓDULO IV - GESTÃO DE TALENTOS E LIDERANÇA
-
Desafios da liderança na educação
-
Cultura organizacional com foco na excelência
-
Liderando Líderes
-
Liderar equipes heterogêneas - o grande desafio
-
Motivação X movimento
-
Sonia Simões Colombo
CEO e fundadora da HUMUS. Presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil. É Consultora nas áreas de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. Escritora e organizadora de diversos livros na área de gestão educacional, destacando-se: “Gestão Universitária - os caminhos para a excelência”, “Desafios da Gestão Universitária Contemporânea”, “Nos Bastidores da Educação Brasileira – a gestão vista por dentro”, “Gestão Educacional: Uma Nova Visão”; “Marketing Educacional em Ação” e “Escolas de Sucesso”. Psicóloga, com especialização em Administração de Empresas, e Lead Assessor pela Quality Management International.
Dia 19 de junho (quarta-feira)
Visitas a escolas de referência, das 9h00 às 17h00
-
Camino School
Escola trilíngue — português, inglês e espanhol — ativa, conectada e humana. Embasa sua prática nas pesquisas mais relevantes sobre educação e adota uma metodologia centrada na aprendizagem
-
Lourenço Castanho
A escola tem se destacado na missão de fazer uma pedagogia aprimorada que ressalta a importância de formação integral. Seu projeto pedagógico inovador e ousado contempla desenvolver a autonomia e a dimensão social do aluno, além da aprendizagem das áreas acadêmicas.
DEPOIMENTO
LUDMYLLA RONDON
Manaus/AM