top of page
GESTAO-ESCOLAR-25.png
WhatsApp Image 2024-06-19 at 15.38.24 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-16 at 16.29.36.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-19 at 09.06.31 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-26 at 17.49.31.jpeg

Quer se atualizar e conhecer o que há de melhor em gestão educacional?

Foco na geração de valor e impacto positivo nas escolas, com os especialistas que mais entendem de gestão educacional no Brasil

+48 horas de conteúdos

+400 líderes já realizaram o programa

Imersão no que há de mais atual em gestão educacional

Gestão Escolar e Pedagógica Uma Nova Visão (6)A.png

Para quem se destina

Mantenedores, diretores e demais líderes de escolas privadas de todo o Brasil.

Por que participar?

O programa apoia líderes escolares a explorar de forma crítica e abrangente os principais desafios de gestão educacional preparando-os para:

  • Desenvolverem estratégias consistentes;

  • Liderarem pessoas para alcançarem alta performance;

  • Obterem melhores resultados acadêmicos de seus alunos;

  • Alcançarem a plena satisfação dos clientes;

  • Atingirem ótimos resultados organizacionais.

Ao garantir sua vaga, você:

  1. Terá acesso a conteúdos profundos e atuais

  2. Ampliará seu repertório de conhecimento

  3. Receberá insights para aplicação imediata em sua escola

  4. Fortalecerá seu networking com profissionais de realidades semelhantes e diferentes, ampliando sua visão sobre o mercado educacional

  5. Terá o perfil do novo líder educacional necessário para era atual que estamos vivendo

  6. Demonstrará que é um lifelong learner

DEPOIMENTOS

Gestão Escolar e Pedagógica Uma Nova Visão (6)A.png

São 12 módulos para turbinar a sua liderança
na gestão educacional!

O programa consiste em 6 dias imersivos e presenciais na sede da HUMUS, com visitas a escolas que são referências no Brasil.

 

Os docentes convidados são especialistas consagrados no mercado educacional, com notório saber para alavancar resultados excepcionais por meio da gestão educacional.

DATA

04 a 06 de junho e 20 a 22 de agosto, sendo 4 dias na sede da HUMUS + 2 dias de visitas a escolas (colégios a serem confirmados).

PROGRAMA

04 de junho

MÓDULO I
MERCADO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO – CENÁRIOS PARA 2025 e 2026

(das 8h30 às 10h30)​

  • Desafios atuais no setor da educação no Brasil

Mario Ghio.png

Mario Ghio
É membro do Conselho de Administração da Vasta Somos, Presidente da Abraspe e da Fundação Pitágoras. Também é conselheiro de várias organizações não governamentais (ONGs). Foi CEO da Abril Educação, Diretor Acadêmico da Kroton e da Estácio (YDUQS), Diretor de plataformas educacionais do Grupo Santillana, entre outros cargos no setor educacional. Iniciou a carreira lecionando Química no Anglo Vestibulares. Tem como formação a Engenharia Química pela USP, MBA pelo INSPER e pós-graduação pelo MIT.

MÓDULO II

DIFERENCIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

(das 10h50 às 17h30)

  • O que é a diferenciação da aprendizagem?

  • Como identificar e atender à diversidade de necessidades dos alunos?

  • A importância da avaliação formativa no processo de diferenciação

  • Diferenciação e blended learning: convergindo para uma educação personalizada

  • Como a diferenciação pode ser implementada no blended learning?

  • Estratégias práticas para combinar ensino presencial e online para atender às diferentes necessidades dos alunos

  • Como criar grupos de aprendizagem flexíveis

  • Uso de plataformas e ferramentas digitais para personalizar o conteúdo e o processo de aprendizagem

  • Tecnologias e ferramentas de apoio para diferenciação da aprendizagem

  • Estratégias práticas para Implementar a Diferenciação associada ao blended learning

  • Planejamento e organização para a diferenciação em aulas que utilizam a metodologia blended learning

  • Desenvolvendo um plano de ação para implementar a diferenciação da aprendizagem em sua escola

RODRIGO TEIXEIRA.png

Rodrigo Teixeira Conceição
Membro do Conselho Administrativo do Instituto Educacional Soka do Brasil e Diretor Geral do Colégio Soka do Brasil. Consultor associado da HUMUS. Profissional com mais de 20 anos de experiência no cenário educacional, atuou como gestor pedagógico em renomadas instituições de ensino como por exemplo Colégio Santo Américo e o Colégio Nossa Senhora do Rosário. Graduado em pedagogia, possui especializações em School Management & Leadership pela Harvard Graduate School of Education, Universidade de São Paulo, Pós-graduação em Administração de empresas pela FGV e cursa o Mestrado em educação com especialização em currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além de diretor, atua como palestrante e é escritor de artigos na área de gestão escolar e liderança.

05 de junho

MÓDULO III
GESTÃO PEDAGÓGICA BASEADA EM DADOS
(das 8h30 às 10h30)

  • Coleta e monitoramento baseado em dados

  • Pensamento estruturado para tomada de decisão

  • Evidências e construção de hipóteses

Fabia Antunes .png

Profa. Dra. Fabia Antunes
Diretora Pedagógica da Escola Lourenço Castanho e com certificação IB administrator. Doutora e Mestre em Pedagogia do Movimento pela Universidade de São Paulo – USP, com pesquisa voltada para a construção curricular e aprendizagem educacional, Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM. Visitas internacionais em instituições educacionais, em cidades como: Nova Iorque, São Francisco, Seattle, Vancouver e Reggio Emilia.

MÓDULO IV
GESTÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR
(das 10h50 às 12h30)

  • Análise de Riscos: Como identificar e avaliar os riscos inerentes ao ambiente escolar

  • Implementação de Normas: Como aplicá-las eficientemente na prática escolar

  • Cultura de Segurança: Estratégias para fomentar uma cultura de segurança que envolva toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais e funcionários

  • Resposta a Emergências: Técnicas e procedimentos essenciais para uma resposta eficaz em casos de emergência

  • Case Studies e Melhores Práticas: Exemplos reais e orientações práticas de escolas que alcançaram sucesso em suas iniciativas de segurança

eric amorim.png

Eric Amorim

Especialista em Segurança Escolar. Enfermeiro com Especializações em Cardiologia, Gestão de Saúde e Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de 14 livros sobre Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, desenvolvedor da metodologia Projeto Anjo - Lições que Salvam Vidas. Eric é frequentemente convidado para participar de entrevistas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre segurança escolar, apresentando técnicas para redução da violência nesse ambiente. Também é colunista na revista "Direcional Escolas", com o tema segurança escolar.

MÓDULO V
GESTÃO DE TALENTOS E LIDERANÇA
(das 14h00 às 17h30)

  • Desafios da liderança na educação

  • Cultura organizacional com foco na excelência

  • Liderando Líderes

  • Liderar equipes heterogêneas - o grande desafio

  • Motivação X movimento 

sonia colombo

Sonia Simões Colombo
CEO e fundadora da HUMUS. Head de Conteúdo do GEduc. Presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil. É Consultora nas áreas de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. Escritora e organizadora de diversos livros na área de gestão educacional, destacando-se: “Gestão Universitária - os caminhos para a excelência”, “Desafios da Gestão Universitária Contemporânea”, “Nos Bastidores da Educação Brasileira – a gestão vista por dentro”, “Gestão Educacional: Uma Nova Visão”; “Marketing Educacional em Ação” e “Escolas de Sucesso”. Psicóloga, com especialização em Administração de Empresas, e Lead Assessor pela Quality Management International.

20 de agosto

MÓDULO VI
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
(das 8h30 às 10h30)

 

  • Desafios enfrentados na promoção da inclusão escolar

  • As diversas possibilidades para tornar as escolas ambientes mais inclusivos e acolhedores

  • PEI (Planejamento Educacional Individualizado)

  • Adaptações curriculares e formação de professores

  • O papel da família e da comunidade na inclusão

Carla Pina.jpeg

Carla Pina
Psicóloga e psicopedagoga com formação em Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientae. Com mais de 20 anos de experiência, se destaca como psicóloga escolar, especialista em desenvolvimento humano e distúrbios de aprendizagem é reconhecida por sua atuação como mentora de projetos de formação socioemocional e projeto de vida, programas de inclusão, capacitação de professores e orientação parental.

MÓDULO VII
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E NA GESTÃO ESCOLAR: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
(das 10h50 às 12h30)

 

  • Conceitos essenciais e exemplos práticos em contextos educacionais e da Gestão Escolar

  • Riscos e cuidados: privacidade, ética e possíveis limitações de aplicação no dia a dia das escolas

  • Oportunidades e perspectivas de uso da IA na escola e na Gestão

Mary Grace Andrioli.jpg

Profa. Dra. Mary Grace Andrioli

Doutora, Mestre em Educação e Pedagoga pela USP. Pós-graduada em Design Instrucional para EAD (UFJF). Docente no IFSP, ex-presidente do NDE e responsável pela implantação dos cursos de Pedagogia nos campi Boituva e Sorocaba. Coordenou a pesquisa Acessibilidade TIC: acessibilidade ao currículo por meio das tecnologias de Informação e Comunicação (projeto financiado pelo CNPq) e foi idealizadora do projeto Greg: acessibilidade ao currículo na sala de aula, financiado pela Fapesp (PIPE) que deu origem ao Greg Maker (disponível em mais de 400 escolas em todo o país). Pesquisadora na área de Tecnologia Assistiva e acessibilidade ao currículo. Foi pesquisadora do Núcleo de Aprendizagem Trabalho e Entretenimento (NATE) do Laboratório de Sistemas Integrados (Escola Politécnica da USP) no projeto Um Computador por Aluno (UCA), foi sistematizadora do Plano Municipal de Educação (área de Educação Especial e Educação à Distância) pela SME-SP.

MÓDULO VIII
FAMÍLIA NA ESCOLA
(das 14 às 15h15)

 

  • Família na escola - aproximando e agregando valores a esta parceria

  • Professor capacitado para ser agente de aproximação e vínculo

  • Aluno como protagonista

  • Exemplo de escolas internacionais

Roberta Ibanez Castro Mardegam.png

Roberta Ibanez Castro Mardegam
Diretora Executiva da RRA Educacional, empresa mantenedora dos colégios Cermac e High Line School. Gestora da Regional São Paulo do Instituto ELA Educadoras do Brasil. Pedagoga, graduada em Letras e pós-graduada em Literatura. Visita sistematicamente escolas no Brasil e em países que mais se destacam no contexto internacional, como Portugal, França, Espanha, Holanda, Finlândia, Singapura, Japão, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros.

MÓDULO IX
FORMAÇÃO DOCENTE
(das 15h30 às 17h30)

  • Encontros de formação e capacitação continuada

  • Fortalecendo a equipe pedagógica

  • Exemplos de Singapura e Finlândia

Roberta Ibanez Castro Mardegam.png

Roberta Ibanez Castro Mardegam
Diretora Executiva da RRA Educacional, empresa mantenedora dos colégios Cermac e High Line School. Gestora da Regional São Paulo do Instituto ELA Educadoras do Brasil. Pedagoga, graduada em Letras e pós-graduada em Literatura. Visita sistematicamente escolas no Brasil e em países que mais se destacam no contexto internacional, como Portugal, França, Espanha, Holanda, Finlândia, Singapura, Japão, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros.

21 de agosto

MÓDULO X
REVISÃO DE METAS E GESTÃO ESCOLAR: UM CAMINHO PARA O SUCESSO EDUCACIONAL? (das 8h30 às 12h30)

  • Apresentação de Estudos e Pesquisas sobre a Gestão Escolar Eficiente.

  • O plano escolar e os planos de ensino como guias efetivos do ano letivo.

  • Retomada: As 4 dimensões da gestão x 4 desafios do mundo.

  • Revisando metas estratégicas, realistas e mensuráveis da instituição escolar. Um novo plano de ação?

Silmara Rascalha Casadei.JPG

Silmara R. Casadei
Mestre e Doutora em Educação: Currículo PUC São Paulo – Linha de Pesquisa – Interdisciplinaridade. Foi diretora de escolas de educação básica por 25 anos, além de professora e coordenadora pedagógica. Psicanalista. Autora de mais de 30 livros infanto-juvenis dentre os quais A Coleção A menina e seus Pontinhos; O que é a Pergunta? Com Mario Sergio Cortella; Coleção Seis Razões com Nilson José Machado e Michele Rascalha e Como se constrói a Paz – com Luis Henrique Beust. Mentora da Plataforma Saber Ampliado e apresentadora do Podcast Aprender a Vida Inteira.

MÓDULO XI
SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS E COLABORADORES
(das 14h00 às 15h15)

  • Introdução à Saúde Mental na Gestão Escolar

  • Desafios Enfrentados pelos Gestores

  • Estratégias de Promoção da Saúde Mental nas Escolas

  • Envolvimento da comunidade escolar na Saúde Mental

  • Práticas de autogestão e bem estar da equipe educacional

Heloísa R. Borges.png

Heloísa R. Borges
Pesquisadora de saúde mental e produtividade nas empresas. Mais de 15 anos atuando como trainer e palestrante motivacional. Atua como mentora de qualidade de vida e inovação em negócios, sendo membro do time DNA USP, Associação Brasileira de Ensino Médico e Câmara Feminina de Empreendedorismo. Mestre em Ciências da Saúde pela FO-USP, doutoranda em Saúde Mental, especialista em Psicologia positiva, resiliência, PNL e analise de perfil comportamental. É também pós graduada em marketing, negócios e comunicação pela FGV.

MÓDULO XII
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA GESTÃO
(das 15h30 às 17h30)

  • Emoção e razão caminham juntas: as neurociências, as funções executivas e as emoções 

  • Habilidades socioemocionais o caminho para uma gestão de qualidade

  • Desafios da gestão no desenvolvimento das habilidades emocionais dos professores e dos estudantes

Sandra Garcia.jpg

Sandra Regina Rezende Garcia
Consultora associada da HUMUS, vice-presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil e diretora pedagógica e de soluções pedagógicas da Mind Lab do Brasil. É Doutoranda, na UNIFESP, Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Processos de Ensino e Aprendizagem, Neuroeducadora, Pedagoga, Psicomotricista, Graduada em Taller Internacional de Modificabilidade Cognitiva Estructural Y Enriquecimento Instrumental – PEI. Autora do livro “Mediação da Aprendizagem”, em parceria com Marcos Meier. Dedicou sua vida à educação: foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, orientadora educacional, coordenadora pedagógica, diretora e supervisora de ensino. É apaixonada pelo que faz e acredita que o professor faz a diferença!

LOCAL DO CURSO

Na sede da HUMUS - Rua Barão do Triunfo, 550 – Brooklin – São Paulo/SP

DURAÇÃO DO CURSO COM 4 VISITAS

48h, sendo 04 dias destinados para o curso e 02 dias para visitas

ESCOLAS A SEREM VISITADAS

  • Colégio Bandeirantes

  • Colégio Visconde de Porto Seguro

  • Camino School

  • Escola Lourenço Castanho

INVESTIMENTO
R$5.100,00 por pessoa

HUMUS 2022.png

Comprometimento com a Excelência da Educação

 

Ao longo de 30 anos a HUMUS se tornou referência no setor educacional, com serviços de qualidade focados na melhoria das competências empresariais e de desenvolvimento humano.
Possui a missão de contribuir para o avanço da educação brasileira e seus atores para uma nova era, ampliando as suas conexões, revelando e desenvolvendo talentos, e fortalecendo as instituições educacionais.
Realiza inúmeros cursos, congressos, workshops e seminários para educadores e líderes educacionais, tanto no território nacional, como em outros países.

bottom of page